Praias

As condições naturais da Torreira permitem ao visitante disfrutar de dois ambientes distintos: O Mar e a Ria. Separados por aproximadamente 1 Km, dão a esta zona um enquadramento natural belo e singular.

O Mar

A praia com os seus extensos areais, permite-nos ao mesmo tempo disfrutar de privacidade, e nas zonas de maior movimento conviver.

A praia da Torreira é alegre, colorida e muito pitoresca, com a típica pesca artesanal, a xávega. Muito conceituada pela excelente qualidade das suas águas, sendo o mar muito iodado.O reflexo disto mesmo tem sido a constante atribuição da Bandeira Azul, símbolo de Qualidade.

 

A Ria

A Ria de Aveiro é o resultado do recuo do mar, com a formação de cordões litorais, que a partir do século XVI formaram uma laguna, que constitui um dos mais importantes e belos acidentes hidrográficos da costa portuguesa. A ria foi um marco económico no desenvolvimento da Região na agricultura, nas pescas, na construção naval, na indústria salineira e no comércio.

O principal fertilizante das terras ribeirinhas foi durante muito tempo o moliço, apanhado na ria pelos moliceiros, embarcações únicas, com linhas esbeltas e painéis coloridos, pintados ao sabor popular. A Ria e os moliceiros são o ex-libris de toda esta região. A Ria de Aveiro tem uma fauna e uma flora riquíssima sendo bastante importante do ponto de vista ornitológico.